francês inglês espanhol portuguese Contacto

Provérbios Populares

«onde vive uma oliveira, vive sempre um bom homem»

«a oliveira dá-nos azeitona, a azeitona dá-nos azeite, o azeite dá-nos luz na candeia, saúde no mal e gosto no prato»

«o azeite e a verdade vêm sempre ao de cima»

«a oliveira não nega o sossego da sua sebadoria, nem a vilanagem das armas do lenhador»




Histórias de Azeite
António Monteiro

* De Noite à Candeia

* Percursos da Oliveira

* Utopia do Azeite
Acolhimento sítioMirandela / Acolhimento
Programa Turístico - Fim de Semana Natureza

Convite a TERRA OLEA em Mirandela

Abrimos a janela e o campo entra sem pedir licença. Como uma manta de retalhos, este horizonte que vai para além dos montes indica-nos auto-suficiência, que alguns podem interpretar como isolamento e outros como lugar de passagem e acolhimento. Esta é a gramática e a síntese da paisagem transmontana, que marca a sua presença sobre as terras vermelhas, advertindo o viajante que está a entrar em Trás-os-Montes.




Esta variedade na paisagem estende-se ao resto das coisas, cuja interacção é notória. De tal maneira que uma antiga moagem se transforma num lagar. Assim vai nascer o Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela.

Alimentos e frutos são contagiados por este tipicismo indomável. As alheiras são famosas, mas o conjunto dos vinhos também levanta a voz, o azeite põe o seu grito no ar, as couves encabeçam a revolta das verduras, enquanto os pomares se inquietam e as nuvens se preparam para deixar cair a chuva caprichosa. Do fumo das chaminés sai um livro escrito em folhas de oliveira, como complemento natural da cozinha transmontana. Lista de receitas com azeitonas e azeite. Amêndoas com azeite, pasta de azeitonas, pão de azeite, truta com azeitonas, tordos com azeitonas, bombons de azeite...

Os azeites transmontanos estão certificados com a denominação de origem que tem o seu nome. As variedades de azeitona que predominam são a cobrançosa, madural, verdeal transmontana, cordovil, negrinha de Freixo e outras convidadas, tais como, a carrasquenha, redondil, redondal, bical, etc.

Uma Rota do Azeite guia o visitante através da região transmontana, seguindo o fio dourado de um azeite de notas maduras e frutos doces, penetrante de frutos secos, avelãs, amêndoas e nozes… sem esquecer os cogumelos, o mel, as castanhas, os queijos de ovelha, o artesanato, na forma têxtil, a cerâmica, cestaria, os foles, bonecos...

Passear é a primeira tarefa do viajante. Em Mirandela esse prazer é irrecusável perante a oferta generosa desta cidade jardim, diáfana e esplêndida. Mirandela, cidade fluvial abrindo portas ao vento oeste. Mirandela de águas tranquilas, cidade jardim, cidade ponte. Sebes de oliveiras ajardinadas, roseiras e oliveiras abraçadas, esculturas de bronze em praças e jardins – final de uma linha subtil de edifícios rendidos ao correr da água do rio Tua.

Do meio da “Ponte Velha”, com os seus vinte arcos todos desiguais, nota-se logo que Mirandela é um dom do rio Tua e que a cidade abraça o rio e daí tira a beleza e o encanto.

Olhar de frente para o Palácio dos Távoras, edifício ao gosto da época – séc. XVII – e passear pelos jardins do Parque do Império para ver uma das mais belas obras da arquitectura moderna, do início da segunda metade do séc. XX, a sede do Sport Clube de Mirandela, é o preparo mais adequado para o encontro com os olivais do passado por Terras de Ledra.

Restaurantes, casas de comida, agroturismo, são refúgio para o descanso, lugar onde saborear muitos outros produtos de qualidade que devem acrescentar-se aos já mencionados.

Mas o seu orgulho, o seu principal recurso, além da alheira e das suas gentes, é a oliveira e o seu azeite. Vale a pena, então, partir à descoberta desta vaidade mirandelense. Assim…



TERRA OLEA: A Rota da Oliveira

A Câmara Municipal de Mirandela, através do Gabinete TERRA OLEA, promove um conjunto de actividades articuladas com vários actores locais, capazes de proporcionar ao visitante, um produto turístico especializado em torno da oliveira e do azeite, dando oportunidade de descobrir percursos memoriais, desfrutando junto das suas gentes de uma experiência única.

terra.olea@cm-mirandela.pt
geral@cm-mirandela.pt
www.adegua.comwww.cm-mirandela.ptwww.interreg-sudoe.org
Acolhimento | Contacto | Info. legais | Créditos | Mapa do Site | Ligações
Création de sites internet