francês inglês espanhol portuguese Contacto
Terra Olea
Um projecto internacional de valorização do património olivicola

TERRA OLEA
Este Projecto, financiado pelo Programa Comunitário INTERREG III B SUDOE, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Mirandela, em Portugal; Asociación para el Desarrollo del Guadajoz y Campina Este de Córdoba (ADEGUA), em Espanha; e a Chambre d’Agriculture du Gard, em França. Conta também com o apoio de outros colaboradores locais como a Diputación de Córdoba, Ayuntamiento de Baena, Syndicat des Oléiculteurs du Gard e Associação Comercial e Industrial de Mirandela.

Acolhimento sítioAcolhimento
Club Terra Olea

Interessa-se pela oleicultura ? Deseja participar nos acontecimentos oleícolas que as nossas três regiões promovem regularmente ?

Fazer parte do Clube TERRA OLEA, é fazer parte de um Clube de Amigos que desfrutam da cultura da oliveira no Concelho de Mirandela – Portugal, na Comarca Olivalera de Baena – Espanha e na região do Gard, em Nîmes – França. É ter informações sobre as nossas actividades e ofertas especiais por parte de estabelecimentos colaboradores TERRA OLEA.

Se quer ser membro deste Clube, Clique aqui para fazer o download do boletim de inscrição

TERRA OLEA, uma visita turística através das oliveiras

Que representam as oliveiras para o Mar Mediterrâneo: uma parte ou o todo? Ajudaram a construi-lo ou eram mesmo o Mar Mediterrâneo? Acaba o Mediterrâneo na fronteira natural da oliveira?
Que pode encontrar um viajante que passe entre olivais na Via Domiciana, de Espanha e Itália, ou enverede pela Via de La Plata, ou o Caminho de Santiago, desde o Sul de Espanha até aos caminhos Galaico-Portugueses do Norte Peninsular? Olivais no mar, olivais em tropel, olivais em fileiras, testemunhos de olivais, olivais amigos...
E na mão do peregrino, presa, sempre, uma azeitona, que o conduzirá a lagares, restaurantes, alojamentos, artesanato..., com os quais irá degustar a cultura da oliveira.

O projecto TERRA OLEA

olivais centenários junto à Pont du Gard, como os há também no Pátio de Los Naranjos na Mesquita de Córdoba e nas margens da velha Ponte Românica ou no Palácio dos Távoras em Mirandela.

TERRA OLEA, reúne três lugares de excelência oleícola, para convidar o viajante a sentir, a desfrutar e a amar o olival. O enigma dourado do mosto oleoso pode ser paulatinamente decifrado nestes três territórios tão diferentes e ao mesmo tempo tão comuns.

Para ajudar o viajante a desfrutar desta experiência singular, três zonas do Sudoeste Europeu, Mirandela, Baena (Espanha) e Nímes (França) uniram-se à volta do Projecto TERRA OLEA, marca de qualidade do espaço turístico que designa os olivais que enchem as suas paisagens. Mirandela, aroma de bosque nos seus azeites, essência de Trás-os-Montes, com toque de vinhedos do Douro e brisa atlântica. Baena, olivais e herdades brancas, a meio caminho da Rota Califal que une Córdoba e Granada e Nímes, espaço agreste perfumado pelas oliveiras entre Languedoc e Provença.

www.adegua.comwww.cm-mirandela.ptwww.interreg-sudoe.org
Acolhimento | Contacto | Info. legais | Créditos | Mapa do Site | Ligações
Création de sites internet